Sugestões de Leitura...






CONTOS DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN



        (Sugestão da aluna Nuit Sophia - 5º ano A - 2015)





CADÊ O SUPER- HERÓI (Walcyr Carrasco)


Tomé adora os super heróis, tanto que se transforma em super- Tomé, mas a turma não acredita que ele possa voar.
Quando os super- heróis da televisão vem visitar o Brasil, ele consegue encontrá-los.
Todo dia, toda hora, todo minuto, o Tomé só pensava numa coisa: virar super- herói! Tomé não eram muito bom em redação. Resolveu arriscar assim mesmo. Preferia fazer tudo sozinho, sem contar para a turma. Tinha medo de caçoada, então fez algumas cartas para os super-heróis. 
Recomendo esse livro para todos, é muito legal. Vocês vão gostar. Eu amei!!!!

(Sugestão da aluna Renata Cristina - 5º ano A - 2015)






APRENDER É DIVERTIDO (Coleção Picolé)

Esse livrinho é um passatempo e ao mesmo tempo ensina algumas coisas que crianças de 10 e 11 anos estão aprendendo. 
Existem vários livrinhos destes, com vários materiais diferentes. Ele ajuda no desenvolvimento do cérebro e ao mesmo tempo você se diverte.

(Sugestão da aluna Giovanna Ramos - 5º ano A - 2015)






CONTOS E LENDAS DA EUROPA MEDIEVAL (Gilles Massardier)

FATA MORGANA

Toda manhã um rapaz chamado Lodovico, um menino desajeitado se encontrava com Rinaldo. Lodovido encontrou Rinaldo muito ocupado escovando um cavalo magnífico de puro sangue árabe.
Depois de cumprimentá-lo Lodovico encostou em um monte de palha e começou seu relato.
No tempo do rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda, muito longe daqui, aproveitando a volta do bom tempo galês, caçava perto de sua casa. Animado o rapaz atirava seus dardos contra os animais da floresta, de repente um barulhão polvoroso, uma cavalgada ensurdecedora que só um bando de Diabos seria capaz.
O jovem galês segurou com mais força seu dardo, pronto para enfrentar mil demônios turbulentos (Porque coragem era o que não lhe faltava)...
Sua mãe tentava protegê-lo porque já havia perdido dois filhos e não queria perder outro. Ele era a razão da vida dela...

(Sugestão da aluna Luiza Ferreira - 5º ano A - 2015)





O GRÃOZINHO DE AREIA EM CORDEL (Fernando Paixão)

O livro fala de um grãozinho de areia que sonhava em sair do deserto para conhecer cachoeiras rios e várias outras coisas que não tem no deserto. Mas os outros grãos de areia achavam graça, porém ele não desistiu desse sonho.
Um dia o vento soprou o grãozinho para longe e fez ele cair no mar em uma ostra que virou uma linda pérola vailosa...

(Sugestão da aluna Tifany Melissa - 5º ano A - 2015)








NÓS NEM SEMPRE TEMOS O QUE QUEREMOS 

(Heidi e Daniel Howarth)


Esse livro, conta sobre um ursinho que não sabia se queria ou não ter um irmãozinho e uma irmãzinha. Ele queria alguém da idade dele, para eles poderem brincar e fazerem coisas de garotos.
Ele tem que cuidar de seus irmãozinhos mais novos. E no final ele percebe que nem sempre podemos ter o que queremos, mas que temos exatamente o que é necessário.

(Sugestão da aluna Giovanna Ramos - 5º ano A - 2015)






PÍPPI MEIALONGA (Astrid Lindgren)


Píppi é uma menina órfã, usa tranças, é ruiva, surpreendentemente forte (pode até carregar um cavalo se quiser), ela é muito engraçada e levada. Sua mãe morreu quando Píppi ainda era um bebê, e seu pai era um capitão de navio (dizem que ele morreu afogado). Mas Píppi acredita que foi parar em uma ilha de canibais e virou o rei dos canibais, e um dia voltaria para para levá-la a ilha e torná-la a princesa deles. Píppi mora na vila Vilekula em uma cidade muito pequena, pequena mesmo. No final da rua havia um velho jardim abandonado e neste jardim havia uma casa velha e abandonada. Píppi vive grandes aventuras...

(Sugestão da aluna Luiza Ferreira - 5º ano A - 2015)





O GIGANTE DE MEIAS VERMELHAS (Pierre Gripari)


Um dos capítulos deste livro conta a história de uma bruxa que mora em Paris. Essa bruxa era muito velha e feia. Mas o maior desejo dela era ser uma moça bonita. Num belo dia ela viu um anúncio no jornal das bruxas: "MINHA SENHORA! SE A SENHORA É VELHA E FEIA PODE SE TORNAR JOVEM E BONITA, É SÓ COMER UMA MENINA COM MOLHO DE TOMATE." Com uma letra menor estava escrito embaixo:
*É indispensável que o nome da menina comece com a letra N!*
Então a bruxa faz várias tentativas de capturar a menina de sua rua, cujo nome era Nadia.
Será que ela conseguiu o que queria...???

(Sugestão da aluna Luiza Ferreira - 5º ano A - 2015)





UM ELEFANTE OCUPA MUITO ESPAÇO (Elsa Bornemann)


Este livro pertence a coleção "Contos da minha rua". O capítulo "Conto Gigante" me chamou muito a atenção porque tinha informações mais complexas. Um gigante chamado Bruno se apaixona por uma humana chamada Leila. Os dois iam se casar, então Bruno constrói uma casa com vista para o mar, para os dois verem o Sol se por no final do dia.
Quando Bruno mostra a casa para Leila, ela não parece muito como ele espera. As coisas parecem muito grandes para Leila, ele fica brava e diz:
_ Eu quero morar em uma casinha do meu tamanho, enquanto você poderia colocar a cabeça pela chaminé, os braços e pernas dentro das janelas e portas.
Mas Leila não entendia que um coração gigante não caberia em uma casinha tão pequena.
Leila disse:
_ Adeus Bruno!
E no final da história...

(Sugestão da aluna Luiza Ferreira - 5º ano A - 2015)





O HOMEM DE FERRO (Ted Hughes)

O Homem de Ferro chegou no alto do rochedo, quanto tinha andado? Ninguém sabia de onde tinha vindo? Como tinha sido feito? Ninguém sabia.
Mais alto que uma casa, lá estava o Homem de Ferro, de pé, bem na beira do rochedo, na escuridão.
Com sua chegada, tudo se transformou, a vida de todo mundo mudou. Será que um dia ele chegou ao alto do rochedo...???


(Sugestão da aluna Luiza Ferreira - 5º ano A - 2015)








A GIRAFA, O PELICANO E EU (Roald Dahl)

Conta uma história diferente, bem interessante. Um menino chamado Billy, mora perto de uma casa de madeira muito velha e estranha, onde não mora ninguém. Billy tem muita curiosidade de saber como ela é por dentro, mas a porta está sempre fechada, e quando ele olha para a janela, só vê escuridão. Ele descobre que a casa estava a venda, depois já tinha sido vendida. quando Billy passava por perto da casa, uma janela se abriu e começaram a arremessar mobilhas. Era como se um louco estivesse arrancando tudo de dentro da casa, depois tudo ficou em silêncio, e Billy esperou, mas nada aconteceu. Logo anoiteceu e Billy teve que ir embora, mas jurou que voltaria. Quando voltou no dia seguinte, uma janela se abriu e apareceu uma girafa, depois outra janela se abriu e apareceu um pelicano. Depois um macaco abriu a janela do primeiro andar, eles eram uma "Companhia de limpeza de janelas sem escadas". "Limpe suas janelas sem escadas imundas encostadas nas paredes das casas." Eles começaram a conversar e foi assim que se conheceram. Billy descobriu que a girafa tinha o pescoço elástico, o pelicano tinha o bico mágico e o macaco dançarino. Eles eram os donos da "Companhia de limpeza de janelas sem escadas". Ao lado deles, Billy viveu as aventuras mais atrapalhadas  e os dias mais felizes se sua vida.

(Sugestão da aluna Luiza Ferreira - 5º ano A - 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário