quarta-feira, 17 de junho de 2015

Você Sabia?

Os dentes são ossos?

Dentes possuem cálcio, fósforo e outros minerais na sua composição. Os ossos também contém cálcio e fósforo além de sódio e outros minerais, mas sobretudo constituídos da proteína colágeno. É o colágeno que dá "vida" ao osso, sua composição permite o crescimento do tecido ósseo e ainda a propriedade flexível que permite suportar a pressão. O cálcio preenche os espaços e torna os ossos fortes o suficiente para suportar o peso do corpo. Mesmo assim, os ossos estão longe de serem mais resistentes que os dentes. Dentes são a parte mais endurecida do corpo (inclusive nos animais). São estruturas constítuidas quase que totalmente por um tecido calcificado, chamado dentina. A dentina não fica exposta, ela é coberta pelo esmalte, a camada dura, mais branquinha e brilhante que escovamos.
O exterior dos ossos é composto de periósteo, denso, escorregadio, membrana lisa que reveste a superfície externa da maior parte dos ossos, exceto nas articulações dos ossos longos, que consistem de cartilagem hialina viscosa. Periósteo contém os osteoblastos, células que podem promover o crescimento ósseo e cuidar da sua reparação.
O esmalte dos dentes, infelizmente não têm os mesmos poderes regenerativos. Ao contrário dos ossos, os dentes não podem se curar e nem podem voltar a crescer se forem quebrados.
"Quebrou o dente, já era!"
Quando ocorre uma fratura óssea, as células do osso iniciam uma corrida para preencher lacuna e reparar a ruptura, mas um dente quebrado pode exigir um tratamento de canal ou mesmo total extração.

Fonte: Site Diário da Biologia
Pesquisa realizada pela aluna Luiza Ferreira da Silva - 5º ano A - 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário